Publicado em / por Paulo Junior / em Dicas

Backsplash na cozinha: beleza e funcionalidade para o ambiente

Fonte: Zap em Casa

Algo que passava despercebido nas cozinhas mais antigas, hoje faz toda a diferença: o revestimento que fica atrás da pia ou do fogão, conhecido como backsplash ou rodabanca. Mais do que proteger a parede de gordura e umidade, ele ganhou destaque na decoração. Hoje o backsplash na cozinha traduz a personalidade do morador, por isso o tipo de material e as cores são escolhidos com cuidado.

As arquitetas Claudia Yamada e Monike Lafuente, do Studio Tan-Gram, explicam que o backsplash na cozinha ajuda na maior durabilidade da parede, além de ser mais fácil de limpar do que as somente com pintura. O ideal, segundo as profissionais, é escolher revestimentos pouco porosos, pois eles não absorvem substâncias, como produtos de limpeza e alimentos, e não mancham com tanta facilidade.

“Os mais indicados são as cerâmicas, porcelanatos e ladrilhos hidráulicos, especialmente os modelos com juntas pequenas e que necessitam de menos rejunte. O backsplash pode ser o destaque do ambiente. É possível brincar com cores, texturas, formatos e paginações diferenciadas”, explica Claudia.

Opções são variadas, mas existem tendências


Uma boa opção é apostar em revestimentos que relembram os tijolinhos de metrô. Revestimentos geométricos ou estampados, como os ladrilhos hidráulicos, também são tendência e apostas certeiras, diz Monike. “Não existe regra na hora de escolher o backsplash. Tudo depende do lifestyle de quem mora e do estilo de todo o projeto”.

“Para valorizar ainda mais, é possível apostar em uma iluminação direcionada, ampliando o destaque da parede. Apesar de não existir regra na hora da escolha, é importante que o backsplash na cozinha harmonize com o restante do projeto”.

Não é preciso uma enorme reforma para optar pelo backsplash. “Ele moderniza o espaço sem a necessidade de uma grande obra. E também é uma opção econômica, pois permite revestir apenas uma área específica da parede”, ressalta Claudia.