Publicado em / por Paulo Junior / em Dicas

Como fazer uma decoração sustentável

Fonte: Zap em Casa

O olhar atento para a preservação do meio ambiente tem conquistado cada vez mais espaço na pauta mundial e vem ganhando inserção em diversas áreas. Tendência que ganha vez também na decoração, com projetos cada vez mais preocupados com a sustentabilidade. Uma decoração sustentável envolve o reaproveitamento de materiais e também a inclusão de soluções que resultem em um cuidado maior com o meio ambiente. Além de garantir o resultado da beleza, a decoração sustentável pode pesar menos no orçamento.

A aposta em uma decoração sustentável tem se tornado cada vez mais importante no mundo atual. “É uma forma de preservar as gerações futuras, reduzindo os danos ao meio ambiente, renovando os recursos naturais utilizados”, explica a arquiteta Bianca Tedesco, do escritório Tesak Arquitetura e Interiores.

Alguns fatores devem ser analisados na hora de encaixar os elementos no projeto de decoração sustentável. “Conhecer o perfil e estilo de vida do cliente é uma boa maneira de saber o que poderemos reutilizar no projeto”, diz a arquiteta Viviane Sakumoto, do mesmo escritório.

Além disso, é importante analisar o que o morador já tem na sua decoração porque nem tudo precisa ser jogado fora. “Um móvel ou qualquer outro elemento que esteja em bom estado ou passível de restauração é uma maneira de evitar novas aquisições e ter um consumo consciente”, pontua Bianca. Porém, se nada puder ser reaproveitado, móveis novos também podem seguir a tendência da decoração sustentável. “Nos casos em que não for possível aproveitamentos, sugerir móveis feitos com madeira de reflorestamento ou materiais sustentáveis é uma boa opção”, complementa Viviane.

A decoração sustentável também pode se valer de materiais reutilizados. Desta forma, além de gerar o consumo consciente, também acaba gerando menos resíduos. “Um dos materiais mais simples e fáceis são as garrafas pet, que podem ser transformadas em vasos e dar origem a lindos painéis de jardim vertical. Pneus podem ser transformados em vasos de chão e garrafas de vidro podem virar lindas luminárias ou vasinhos de mesa para decoração de mesa posta”, detalha Bianca.

Além de fazer bem ao meio ambiente, a decoração sustentável também é boa para o bolso, já que é mais econômica. “Os produtos sustentáveis utilizam matéria prima com altos níveis de resistência e durabilidade. Ambientes arborizados, bem arejados e com boa iluminação natural evitam uso de equipamentos de climatização e fazem pouco uso de energia elétrica durante boa parte do dia”, ressalta Viviane.