Publicado em / por Paulo Junior / em Dicas

Saiba como ter uma lavanderia bem planejada

Fonte: Zap em Casa

A área de serviço é um local muito importante da casa, por isso deve ser bem pensado, principalmente pelo espaço pequeno que costuma ter. Para ter uma lavanderia bem planejada é importante verificar as necessidades do morador e fazer as adaptações. “Na lavanderia bem planejada, não podemos esquecer da máquina de lavar, tanquinho, varal e armários multiuso”, comenta a arquiteta Barbara Dundes.

Para a arquiteta Beatriz Quinelato funcionalidade é essencial numa lavanderia bem planejada. “O tanque deve ser, de preferência, embutido em aço inox, assim podemos aproveitar a parte de baixo para colocarmos um armário para guardar baldes. Indico também varais com roldanas, que substituem aquelas cordas e facilitam a suspensão e armários”, diz ela.

Quais os armários para uma lavanderia bem planejada?


Fazer armários de acordo com o espaço é fundamental. Um bom profissional de marcenaria poderá indicar onde colocá-los de forma acessível e se comprometer com a circulação. Além de armazenar produtos de limpeza, eles servem para manter o espaço organizado, camuflar a bagunça e guardar itens como vassouras, escadas, pregadores, tábua e ferro de passar roupas.

“Para otimização do espaço, móveis planejados são o ponto principal, pois assim você poderá utilizar armários multifuncionais nesse pequeno espaço de forma inteligente, aproveitando também todo espaço vertical. A máquina de lavar embutida é uma ótima opção”, diz Barbara.

Revestimento, eletricidade e iluminação na lavanderia


Não há necessidade de revestimento até o teto, dizem as arquitetas. Uma das opções interessantes é o uso da pastilha de vidro, que é bonita e resistente a umidade. “E o ideal é optar pelos pisos antiderrapantes ou com alguma textura, já que é um local úmido e que pode favorecer acidentes domésticos”, explica Beatriz.

Os pontos de elétrica devem manter uma distância segura das áreas molhadas e acessíveis para todos os eletrodomésticos. Já o tanque e a máquina de lavar devem ficar dispostos de maneira que fiquem próximos aos encanamentos do local.

Quanto à iluminação, as lâmpadas LED e as fluorescentes são as melhores escolhas para esse ambiente, pois não interferem na percepção das cores das roupas e são econômicas. Mesmo que o local tenha boa luz natural, vale investir em luzes integradas aos móveis.

E atenção aos odores da cozinha que podem deixar suas roupas com cheiro ruim, obrigando a fazer uma nova lavagem. Como esses dois ambientes costumam ser ligados, uma lavanderia bem planejada exige uma porta ou divisória para evitar esse problema.